Doces com Arte

Fazer doces é a arte de transformar açúcar em delícias.
Como toda a arte, doces exigem paciência, cuidado e muita dedicação.
Para que o resultado final seja perfeito, utilizamos apenas ingredientes de excelente qualidade.

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo - Capital, São Paulo, Brazil
Engenheira, mãe, doceira, professora, esposa. Com a chegada da minha filha decidi que era hora de transformar minha paixão em profissão: transformar açúcar em pequenas porções de carinho. Doces são mágicos pois remetem as melhores lembranças da infância, resgatam sentimentos, abrem sorrisos. Não existe nada melhor do que ver olhinhos brilharem diante de uma mesa cheia de doces. Esse é o meu trabalho: distribuir carinho em forma de docinhos

quinta-feira, 24 de março de 2011

Por que tanta indignação?

Meu post anterior deu o que falar. 
Minha caixa postal ficou cheia de comentários, amigos e desconhecidos compartilharam o link no facebook e twitter e o assunto ainda está rendendo. 
Muitos me perguntam: Por que tanta indignação? Será que você não pegou pesado demais? Afinal, a Equipe Chocolateria apenas copiou umas fotos e a sua descrição e já retirou tudo de lá. Qual é o problema?
Aprendemos a nos acostumar com pequenas infrações, crimes cotidianos que foram incorporados e aceitos pela nossa sociedade. São crimes sujeitos a punição. Mas, quem liga para eles num país onde a impunidade é reinante?
Qual o problema em copiar umas fotos? Qual o problema em anunciar um produto que não é seu?
Eu e todas as pessoas que trabalham honestamente e lutam diariamente para manter um negócio sabemos o quanto é difícil se estabelecer num mercado tão competitivo.
Investimos em cursos, marketing, anúncios, produtos de excelente qualidade, conquista e fidelização de clientes. Tentamos nos superar a cada dia, identificamos as necessidades do mercado, fazemos parcerias, criamos novos produtos, honramos compromissos. Temos custos.
O copiador rouba tudo isso  com um simples CtrlC + CtrlV. Ele cria um blog ou site, pega um produto pronto e anuncia como se fosse dele. Sem custo nenhum! Sai por aí tirando vantagem do trabalho alheio e enganando consumidores. Como você se sentiria se não recebesse exatamente aquilo que viu no site? A pessoa que copia, não tem a capacidade de reproduzir fielmente o que foi copiado. A pessoa que copia não tem competência, talento.
Agora vamos um pouco além.
Pessoas ficam anos defendendo uma tese de mestrado ou doutorado, escrevem uma monografia maravilhosa, passam pelo stress de uma banca examinadora e publicam seu trabalho na internet para que sirva de fonte de pesquisa, referência e inspiração para a sociedade. Aí aparece uma pessoa sem escrúpulos e dá um copy + paste na  tese e assina embaixo. E aí? Como fica?
Adoramos filmar nossos filhos nos momentos de lazer. Filmamos e compartilhamos com a família e amigos. Afinal, felicidade tem que ser compartilhada mesmo. De repente nos deparamos com um vídeo caseiro no youtube, com meninas de 4 anos brincando na praia, com mais 1 milhão de acessos. Será que temos 1 milhão de amigos ou esse vídeo caiu na rede de pedofilia via copy + paste? Qual seria a sua reação se, as meninas em questão, fossem suas filhas?
Nem mencionarei aqui as cópias de filmes, livros, músicas, roupas, sapatos, equipamentos eletrônicos, medicamentos. Hoje em dia, tudo é copiável e a sociedade compactua com isso alimentando a indústria pirata. Tal produto original custa R$300,00 mas lá na 25 você encontra igualzinho por R$50,00. Já ouvi isso várias vezes. infelizmente.
Esse é o motivo de tanta indignação. Não compactuo com a cópia sem autorização, com o uso indevido da imagem, com a violação dos direitos autorais. Sou  contra qualquer tipo de pirataria e tenho a consciência tranquila por não fazer parte dessa rede.
Acredito que o nosso país, que o mundo ainda tenha jeito. As coisas ainda podem mudar.
Trabalho honesto e respeito mútuo podem parecer valores antigos. Mas faço questão de preservá-los e disseminá-los.
E você? Acredita em que?

3 comentários:

  1. Estou com vc e não abro!Tudo que seja ligado à pirataria, desde uma foto, até roupas, cds, produtos eletrônicos, É CRIME!!!!!! Compactuar com essa prática faz de nós criminosos tb! Não é só quem reproduz o criminoso...Aquele que compra, comercializa ou copia algo sem os devidos direitos autorais é criminoso também! Parabéns por ter denunciado e saiba que existe alguém que concorda com cada palavra escrita com vc: Eu, Vivian Vidal!

    ResponderExcluir
  2. Lu, bom dia
    Venho acompanhando os recentes acontecimentos sobre o assunto, tanto aqui no blog quanto via twitter. Quero dizer que assino embaixo de tudo o que você vem postando a respeito.
    Esta semana, na sessão dicas para blogs, vou abordar o assunto. Quero citar seu post e o caso que o gerou como exemplo do quão nocivo pode ser o plágio. Posso?

    Recentemente ensinei no blog alguns truques para dificultar a cópia de texto. Teve uma menina que disse que isso é exagero, que se quisessem plagiar o blog dela ela não ligava, que as coisas na net estão aí pra todo mundo. E teve outra que disse não entender tanta indignação, que eu estava sendo agressiva. Claro que quem diz isso nunca gastou 2 horas para montar um post bom e depois viu este mesmo post em outro blog, assinado por outra pessoa. E ainda tem quem faça e ache que está agindo certo, que está divulgando. Cansei de ver coisas minhas postadas por aí. Até citam (às vezes) que são minhas mas jamais me pediram permissão. Eu não posto fotos, mas já aconteceu de amigas vinhas terem fotos dos filhos roubadas, um horror. E as minhas leitoras artesãs sofrem o mesmo tipo de crime que você e suas amigas doceiras sofreram.
    Isso tem que parar, e temos sim de denunciar quem rouba aquilo que não foi criação própria.
    Enfim... lamento o ocorrido mas fico feliz de ver que vocês reagiram. Internet não é terra de ninguém.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Mas um detalhe, ao copiar um texto e reproduzir este em um outro blog ou site, corre-se o risco dos dois sites serem prejudicados pelos "buscadores" do Google e afetar a colocação do site nas paginas de busca do Google. Um dos critérios de punição são textos repetidos.

    ResponderExcluir