Doces com Arte

Fazer doces é a arte de transformar açúcar em delícias.
Como toda a arte, doces exigem paciência, cuidado e muita dedicação.
Para que o resultado final seja perfeito, utilizamos apenas ingredientes de excelente qualidade.

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo - Capital, São Paulo, Brazil
Engenheira, mãe, doceira, professora, esposa. Com a chegada da minha filha decidi que era hora de transformar minha paixão em profissão: transformar açúcar em pequenas porções de carinho. Doces são mágicos pois remetem as melhores lembranças da infância, resgatam sentimentos, abrem sorrisos. Não existe nada melhor do que ver olhinhos brilharem diante de uma mesa cheia de doces. Esse é o meu trabalho: distribuir carinho em forma de docinhos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Plágio, Cópia, Pirataria: CRIME

Não é de hoje que tenho fotos dos meus trabalhos copiadas e publicadas sem autorização. O povo visita o blog, acha uma foto legal, copia e sai publicando por aí sem dar os créditos. Geralmente resolvo isso enviando um e-mail educado e cordial para o dito cujo e solicitando a retirada da minha foto do site, blog, ou seja lá o que for. Apesar da minha constante indignação, isso funciona.
Ontem minha amiga Renata Prazeres (@Reprazeres) denunciou no Facebook que seu trabalho havia sido copiado num blog. Entrei no blog, vi o trabalho da minha amiga lá e fiquei indignada! Logo em seguida minha outra amiga Paula Cinini (@thecookieshop) também encontrou trabalhos copiados sem autorização no mesmo blog. Fiquei curiosa e fui  vasculhar para ver se tinha alguma coisa minha publicada lá.
E não é que dou de cara com as MINHAS PALAVRAS coladas sem autorização no maldito blog? Meu sangue ferveu. Nunca antes alguém teve a audácia de copiar minhas palavras sem autorização. A mulher se apresentava com um copy + paste!! Como assim?!?! Ela copiou a DESCRIÇÃO do meu blog!!
Continuei a passear pelas páginas do blog e encontrei vários trabalhos de várias amigas copiados. Mas que cara de pau! E, de repente, encontro MEUS brigadeiros de pistache! Eles estavam lá, lindos e formosos, roubados por uma doceirinhazinha sem critérios que anunciava meus doces como se fossem dela!
Estourei. Sim, perdi a linha mesmo! Fui grossa e tive vontade de voar no pescoço da doceirinhazinha mequetrefe. Liguei pra ela. Descasquei o abacaxi. Falei poucas e boas e imediatamente entrei em contato com o meu advogado. Falei pra ele: "Dessa vez eu PROCESSO!!"
Cansei dessa gente que ainda acredita que a internet é um território sem lei. Cansei de gente que adora usar o Ctrl C + Ctrl V. Cansei de encontrar plagiadores, copiadores baratos, piratas sem talento que querem tirar vantagem do trabalho dos outros. Cansei de gente que não conhece as leis de boa vizinhança e convivência dos blogueiros e das redes sociais. CANSEI!!!

Então, aqui estão algumas dicas muito úteis

1. Seja HONESTO. A internet NÃO é terra de ninguém. Na internet também vale a lei dos direitos autorais e existe punição para uso indevido da imagem.

2. Seja ÉTICO. A cópia é PROIBIDA! Você só pode publicar o trabalho de alguém no seu blog ou site ou seja lá onde for, mediante AUTORIZAÇÃO!! Não pode sair por aí dando Ctrl C + Ctrl V em tudo o que você vê não!

3. Seja HONESTO. Twitter, facebook, orkut, blogs e sites são excelentes ferramentas de divulgação. Mas, para que seu trabalho seja divulgado pelo maior número de pessoas possível, seja cordial e gentil. Conquiste as pessoas. Faça amigos.

4. Seja ÉTICO. Entre em contato com outros blogueiros, participe das redes sociais e link o trabalho dos outros em seu blog. Elogie sinceramente o trabalho de seus amigos. Faça comentários bacanas. Em pouco tempo você estará linkado no blog de todo mundo. Isso não tem preço!

5. Seja HONESTO. Pense muito bem antes de copiar alguma coisa de alguém sem autorização. Você nunca sabe qual será a reação da pessoa copiada. Você estará sujeito a receber apenas um e-mail como também ser processado legalmente. Cuidado!

Há poucos dias o meu amigo Marcelo Bérgamo escreveu um artigo sobre ética, moral, valores. Tem tudo a ver com o que escrevi aqui. Quem quiser dar uma olhada, aqui está o link Blog do Bérgamo .

O meu recado é esse. Quem copiar qualquer coisa minha, uma linha, sem autorização, será imediatamente processado. E tenho dito.

13 comentários:

  1. É isto ai Lú!
    O mercado tem espaço para todo mundo que quer divulgar seus trabalhos... e a troca de informações é sempre muito bem-vinda!
    Quem tem talento não precisa copiar, e sempre fica tranquilo quanto a isto, mas não significa que não estejamos atentas para que este tipo de situação seja cada vez mais raro.

    Ética, respeito e hostidade é bom, todo mundo gosto e preserva seu bolso!
    bjs
    @RePrazeres

    ResponderExcluir
  2. Tem todo meu apoio e sempre nesta direção!Por mais incrível que possa parecer me colocaram do outro lado.

    ResponderExcluir
  3. Legal sua iniciativa , o que e isso ? Fazer valer os seus direitos e seu dever , concordo com voce .

    ResponderExcluir
  4. Lu...Bom dia...Não conheço seu trabalho,mas faço questão de posta-lo em meu facebook.

    Parabéns pelo multiplicidade que você incentiva a todas as mulheres que só ficam reclamando de barriga cheia e não vão a luta.

    Torço por você a partir de já.

    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Sinto pelo aconteceu, mas achei ótimo o que fez!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Lú , te acompanho sempre e te admiro muito pelo seu trabalho maravilhoso ,que me inspira a continuar aprendendo nessa area ,te cumprimento pela sua coragem ninguém tem direito de copiar ninguem Parabéns ,vai dar td certo um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  7. Lú, já aconteceu o mesmo comigo: roubo de fotos e de texto! É revoltante! Falta respeito, ética, bom senso, educação..

    Compartilho da sua indignação!
    Conte comigo! Beijos, Glau

    ResponderExcluir
  8. teve um caso famoso de uma fotógrafa que copiaram os textos dela, uma amiga do fabio trigo. mas teve alguns hilários, em blogs de noivas, algumas meninas copiaram texto integral de uma noiva elogiando tal coisa, simplesmente elas não tinham palavras pra elogiar e copiaram o elogio alheio!!!

    ResponderExcluir
  9. E por essas e outras que todos os meus trabalhos recebem uma marca dagua com o meu nome podem copiar mais leva meu nome junto rsrs...te aconselho a fazer o mesmo pode pois internete e isso ai o povo acha que e publico.
    Um abra,Rosa

    ResponderExcluir
  10. Lu, estou sem palavras para defini o que estar acontecendo na internet, esses plágios, e logo com vc que sei que vc é uma pessoa que não se negaria a repassa a sua receita para que essa criatura praticasse para pode tira fotos p/ posta na inter, só que o sabor não será igual ao seu, isso eu tenho certeza.
    E para esses caras de pau, SÓ PROCESSANDO...

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!
    Bom dia amiga!
    Concordo plenamente com vc.
    Como falei no Facebook, também estou passando por isto.Fotos do meu orkut e site estão sendo divulgadas no perfil de outra pessoa.
    Desta vez ainda tiveram a cara de pau me enviando um E-mail falando que só retiram as fotos do perfil deles desde que eu apresente aos direitos autorais das minhas fotos.
    Por ai da pra ver aonde a canalhice das pessoas chega?
    Como vc tbm entrei com processo. Como vc mencionou esta na hora de acabar com a impunidade neste mundo virtual. Pura falta de criatividade e incompetência destes pobres e infelizes, pq eu corro atrás procuro estar sempre inovando p/ poder melhorar meu trabalho e estes infelizes simplesmente copiam nosso trabalho divulgam como de fossem deles e pronto e ninguém faz nada. Esta na hora de dar um basta nisto tudo.

    Beijos e sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  12. Lu, fico indignada cada vez que me deparo com coisas desse tipo!! É um absurdo...copiar fotos de outras pessoas e publicar como suas já é um absurdo...agora copiar palavras?? Essa individua em questão copiou as duas coisa né....Vc tá certíssima em dar um basta em tudo! Pessoas que postam trabalhos de outras pessoas qcomo sendo seus, são incompetentes, incapazes e sem carater.

    Bjo,
    Cynthia Pedrosa

    ResponderExcluir
  13. Olá,Luciana

    Obrigada por avisar sobre a cópia do material do blog Toda Perfeita,infelizmente as matérias do blog são constantemente copiadas em diversos blogs sem os devidos créditos (link).
    Sempre procuramos uma maneira amigavel de fazer entender a pessoa que copiou o post que deve-se dar o link para o post original.

    É realmente uma situação chata e desgastante que estamos tentando de todas as formas combater.

    Abraços

    Adriane

    Equipe do Blog Toda Perfeita

    ResponderExcluir