Meu post anterior deu o que falar.
Minha caixa postal ficou cheia de comentários, amigos e desconhecidos compartilharam o link no facebook e twitter e o assunto ainda está rendendo.
Muitos me perguntam: Por que tanta indignação? Será que você não pegou pesado demais? Afinal, a Equipe Chocolateria apenas copiou umas fotos e a sua descrição e já retirou tudo de lá. Qual é o problema?
Aprendemos a nos acostumar com pequenas infrações, crimes cotidianos que foram incorporados e aceitos pela nossa sociedade. São crimes sujeitos a punição. Mas, quem liga para eles num país onde a impunidade é reinante?
Qual o problema em copiar umas fotos? Qual o problema em anunciar um produto que não é seu?
Eu e todas as pessoas que trabalham honestamente e lutam diariamente para manter um negócio sabemos o quanto é difícil se estabelecer num mercado tão competitivo.
Investimos em cursos, marketing, anúncios, produtos de excelente qualidade, conquista e fidelização de clientes. Tentamos nos superar a cada dia, identificamos as necessidades do mercado, fazemos parcerias, criamos novos produtos, honramos compromissos. Temos custos.
O copiador rouba tudo isso com um simples CtrlC + CtrlV. Ele cria um blog ou site, pega um produto pronto e anuncia como se fosse dele. Sem custo nenhum! Sai por aí tirando vantagem do trabalho alheio e enganando consumidores. Como você se sentiria se não recebesse exatamente aquilo que viu no site? A pessoa que copia, não tem a capacidade de reproduzir fielmente o que foi copiado. A pessoa que copia não tem competência, talento.
Agora vamos um pouco além.
Pessoas ficam anos defendendo uma tese de mestrado ou doutorado, escrevem uma monografia maravilhosa, passam pelo stress de uma banca examinadora e publicam seu trabalho na internet para que sirva de fonte de pesquisa, referência e inspiração para a sociedade. Aí aparece uma pessoa sem escrúpulos e dá um copy + paste na tese e assina embaixo. E aí? Como fica?
Adoramos filmar nossos filhos nos momentos de lazer. Filmamos e compartilhamos com a família e amigos. Afinal, felicidade tem que ser compartilhada mesmo. De repente nos deparamos com um vídeo caseiro no youtube, com meninas de 4 anos brincando na praia, com mais 1 milhão de acessos. Será que temos 1 milhão de amigos ou esse vídeo caiu na rede de pedofilia via copy + paste? Qual seria a sua reação se, as meninas em questão, fossem suas filhas?
Nem mencionarei aqui as cópias de filmes, livros, músicas, roupas, sapatos, equipamentos eletrônicos, medicamentos. Hoje em dia, tudo é copiável e a sociedade compactua com isso alimentando a indústria pirata. Tal produto original custa R$300,00 mas lá na 25 você encontra igualzinho por R$50,00. Já ouvi isso várias vezes. infelizmente.
Esse é o motivo de tanta indignação. Não compactuo com a cópia sem autorização, com o uso indevido da imagem, com a violação dos direitos autorais. Sou contra qualquer tipo de pirataria e tenho a consciência tranquila por não fazer parte dessa rede.
Acredito que o nosso país, que o mundo ainda tenha jeito. As coisas ainda podem mudar.
Trabalho honesto e respeito mútuo podem parecer valores antigos. Mas faço questão de preservá-los e disseminá-los.
E você? Acredita em que?